Por que investir em energia solar

por-que-investir-em-energia-solar

O cenário de energia solar brasileiro vem apresentando números cada vez mais significativos. De acordo com o Balanço Energético Nacional 2020, em 2019 a potência instalada de energia solar cresceu mais de 250% em relação ao ano anterior, alcançando os 1.992,1 MW. Com isso, foram gerados 1.659 GWh de energia, o que faz com que essa fonte seja a mais representativa na geração distribuída, com uma participação de 74,5 % – à frente da hidráulica (13,9%), eólica(1,3%), gás natural (0,7%) e outras fontes renováveis (9,5%).

Governos estaduais também perceberam a importância da energia solar. Recentemente, alguns estados ampliaram a participação da energia solar em política públicas, para reduzir o impacto ambiental e economizar recursos. Não é por menos. O Brasil oferece ótimas condições para a geração dessa energia, principalmente no nordeste, onde estão os maiores valores de irradiação solar. Centro-Oeste e Sudeste também são regiões com condições bastante favoráveis.

Investir nesse mercado também contribui para alcançar um dos principais objetivos da Organização das Nações Unidas – ONU: até 2030, aumentar substancialmente o uso de energias renováveis.

Mas há mais razões para fazer tal investimento. Quer saber por que investir em energia solar? Acompanhe este post para saber mais!

O que explica o cenário positivo no mercado fotovoltaico brasileiro?

O aumento da participação da energia solar na geração distribuída de energia – ou seja, realizada no local de consumo ou próximo a ele – pode ser atribuído a uma série de fatores. Confira a seguir:

Legislação favorável: IPTU Verde

Alguns municípios aplicam descontos no IPTU para casas que usam energia renovável ou tenham outros sistemas ecoeficientes. Conhecida como IPTU Verde, essa prática prevê descontos entre 10% e 100%.

Inclusive, a PEC n° 13, de 2019 – conhecida como “PEC do IPTU Verde” – aguarda apuração no Senado Federal para ser aprovada. O texto prevê que a utilização de energia de fontes renováveis garanta reduções progressivas no valor a ser pago no imposto.

Compensação de energia

A Resolução Normativa n° 482, de 2012, da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel – regulamenta o funcionamento da mini e microgeração de energia elétrica e estabelece um sistema de compensação energética, o que incentiva a implantação de fontes renováveis.

Os sistemas de mini e microgeração de energia são conectados à rede da distribuidora elétrica local. Quando o sistema produzir mais do que o necessário para abastecer o imóvel, o excedente é cedido à distribuidora e depois compensada em forma de créditos.

Saiba mais: Como funciona a compensação de energia

Linhas de crédito para financiamento

Muitas das linhas de crédito foram criadas para incentivar o uso de energia renovável, e estão disponíveis para residências, comércios, indústrias e outras empresas. Boas condições são oferecidas por diversos bancos que financiam boa parte da compra e instalação do equipamento e com prazos de até 12 anos.

Por que investir em energia solar?

A energia solar é facilmente aproveitada em qualquer contexto. Residências, empresas, indústrias e o agronegócio podem se beneficiar dela. Confira algumas vantagens.

Veja também: Aplicações da energia solar fotovoltaica

É um ótimo investimento

Os dados mostram que a energia solar está mais acessível. Com as linhas de crédito disponíveis, há ainda mais facilidades na compra.

O retorno sobre investimento é considerado rápido: em média 4 anos. Além disso, a vida útil dos painéis solares é longa – até 25 anos com eficiência de 80%. A manutenção exige apenas uma limpeza dos painéis de 6 meses a 1 ano. E, claro, o imóvel é mais valorizado quando possui essa tecnologia.

Gera economia na conta de luz

É possível ter uma economia de até 95% do valor pago à distribuidora local, pois os sistemas são capazes de gerar energia elétrica suficiente para atender todo o imóvel.
Sem contar que se tiver excedente, este poderá ser usado em forma de crédito mais tarde.

Saiba mais: Orçamento doméstico: como economizar com energia solar

É uma energia renovável e sustentável

A energia solar só depende da irradiação do Sol, então está sempre disponível, ainda mais num país como o Brasil. A geração é garantida todos os meses – mesmo em dias não muito ensolarados.

Portanto, é uma energia gratuita, eficiente, natural e renovável. Contribui para a preservação dos recursos naturais, e tampouco é prejudicial ao meio ambiente. Nada é nocivo é produzido na geração da energia. Nem mesmo ruídos.

Dá segurança e autonomia

O sistema fotovoltaico off grid ainda tem a vantagem de proporcionar autonomia e segurança na geração de energia. Como não precisa estar ligada à rede concessionária e armazena a energia em baterias, é uma ótima solução para locais em que a energia elétrica da concessionária não está disponível ou sua instalação é inviável – como residências, fazendas e empresas em locais afastados.

Energia solar: alternativa eficiente e acessível

O mercado fotovoltaico no Brasil está em expansão. A tecnologia é cada vez mais acessível. Além disso ótimas oportunidades de financiamento são encontradas e a legislação está mais favorável a quem escolhe investir nessa energia.

Portanto, está mais fácil usufruir de um sistema autônomo, econômico, prático e sustentável, que garanta eficiência energética.

Fonte: https://blog.intelbras.com.br/por-que-investir-em-energia-solar/

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Iniciar Chat
Como podemos lhe ajudar?
Olá, tudo bem?

Como podemos lhe ajudar?